Transformação através do tratamento

Uma vez diagnosticado com hiperadrenocorticismo, há uma oportunidade de trazer a saúde e qualidade de vida do cão que já não a tinha mais. Através de um tratamento eficaz, é possível melhorar a qualidade de vida, e reduzir o risco do seu cão desenvolver outras doenças. Tratar o hiperadrenocorticismo do seu cão melhora a qualidade de vida do pet e do tutor!

O que acontece se o hiperadrenocorticismo não for tratado?

O principal impacto do hiperadrenocorticismo é uma redução na qualidade de vida dos cães com a doença. Como o hiperadrenocorticismo pode progredir ao longo do tempo, os sintomas que seu cão pode apresentar, por exemplo, cansaço, aumento da sede e micção, podem piorar, se não for realizado o tratamento adequado.

Há também uma série de condições potencialmente fatais que podem ocorrer como resultado do hiperadrenocorticismo. Incluindo:

• diabetes mellitus
• pressão arterial elevada
• pancreatite (inflamação do pâncreas)
• infecções dos rins e do trato urinário
• tromboembolismo pulmonar (coágulos de sangue no pulmão)

Dosagem do Remédio

Tratamento do hiperadrenocorticismo

O hiperadrenocorticismo pode ser tratado com sucesso com medicamentos que permitem que a saúde do seu cão seja restaurada. Vetoryl® é o único tratamento licenciado para uso em cães no Brasil. Vetoryl contém o princípio ativo trilostano, um medicamento que reduz a produção do hormônio cortisol pelas glândulas adrenais.

Quais são as outras opções para o tratamento do hiperadrenocorticismo?

Existem opções cirúrgicas para o tratamento de hiperadrenocorticismo, envolvendo uma operação no abdômen para remover a glândula adrenal afetada ou, menos comumente, cirurgia através do céu da boca para acessar a base do cérebro - onde a própria glândula pituitária é removida.

Todas as opções têm vantagens e desvantagens, mas nem todas elas estarão disponíveis para todos os animais de estimação. O regime de tratamento exato será determinado com base nas condições individuais do seu cão. Portanto, recomendamos que você discuta com seu veterinário qual é o melhor tratamento para seu animal de estimação.

Vetoryl® tem algum efeito colateral?

Vetoryl® é bem tolerado pela maioria dos cães.

Se seu cão desenvolver quaisquer sinais de doença durante o uso de Vetoryl, incluindo letargia, vômitos, diarréia e falta de apetite, pare o tratamento imediatamente e entre em contato com o veterinário o mais rápido possível.

No entanto, é possível que o tratamento com Vetoryl® revele outras condições subjacentes que foram suprimidas anteriormente pelo excesso de cortisol. Exemplos de condições que podem piorar após o tratamento com Vetoryl® incluem artrite e doenças cutâneas alérgicas.

Um tratamento adicional para essas condições pode ser necessário e recomendamos que você entre em contato com seu veterinário se tiver preocupações individuais sobre seu animal de estimação.

Assista ao vídeo abaixo do Professor Stijn Niessen explicando as potenciais complicações do tratamento

Algumas dicas para usar o Vetoryl®:

• Dê as cápsulas de Vetoryl® junto com o alimento.
• Não abra as cápsulas.
• Monitore os sintomas de hiperadrenocorticismo do seu cão.
• Entre em contato com o veterinário imediatamente se seu cão parar de comer, beber ou urinar ou passar mal durante o uso de Vetoryl®.
• Lave as mãos depois de usar Vetoryl®.
• Não manuseie as cápsulas de Vetoryl® se estiver grávida ou planejando engravidar.
• Não dê uma dose dupla se você se esquecer de uma dose. Consulte o veterinário, caso isso ocorra.
• Certifique-se de continuar dando a dose prescrita de Vetoryl® ao seu cão.

Meu cachorro precisa de uma dieta especial durante o tratamento?

O hiperadrenocorticismo requer tratamento médico ou cirúrgico para ser administrado com sucesso, e a mudança na dieta não é necessária para um resultado bem-sucedido.

No entanto, o veterinário também pode sugerir algum suporte nutricional, como uma dieta endócrina especial, adaptada especificamente para apoiar cães com distúrbios hormonais.